O desenvolvimento infantil é possibilitado pelo que podemos chamar de “terreno fértil”, uma fase em que cada movimento, descoberta e curiosidade se tornam aprendizados. Por isso, brincar e aprender são termos conectados.
Veja alguns dos benefícios promovidos pelas brincadeiras para as crianças!
Melhoras no bem-estar cognitivo
Habilidades essenciais adquiridas no desenvolvimento infantil em relação à saúde cognitiva incluem as competências que precisamos para cumprir atividades como estudar, trabalhar e até se relacionar. O impacto das brincadeiras no crescimento da criança, nesse sentido, abrange todas as áreas da vida. Alguns dos benefícios para os pequenos são a construção da:
- Confiança e autoestima;
- Interação e habilidades sociais;
- Resiliência;
- Curiosidade.
Estímulo do pensamento criativo
Precisamos lembrar que o cérebro infantil possui uma super capacidade de conexões, é o momento em que os estímulos das brincadeiras mais podem beneficiar o enriquecimento de novas informações.
Talvez por isso, o benefício mais observado pelos adultos nas crianças seja a capacidade criativa de imaginar e desenvolver pensamentos divergentes, encontrando novas soluções para problemas que podem não fazer parte do seu dia a dia, mas que podem surgir em uma brincadeira.
Desenvolvimento emocional e comportamental
Os benefícios das brincadeiras vão além quando nos referimos ao desenvolvimento emocional e comportamental infantil. Jogos e atividades frequentes ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a irritabilidade dos pequenos. O resultado são crianças mais felizes e divertidas.
As brincadeiras que desenvolvem habilidades sociais auxiliam, ainda, na introdução aos trabalhos em grupos, ensinando a compartilhar e a resolver conflitos sozinhos.
Construção da independência
Através das brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de serem mais responsáveis por suas atitudes, mesmo que seja atuando ou desempenhando um papel durante a atividade recrativa.
É a chance para suas vozes serem mais ouvidas, de construírem regras e terem poder sobre si mesmas. Por isso, aqui destacamos também a importância da pluralidade das brincadeiras, incentivando tanto a atividade solitária quanto a acompanhada.
O impacto das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, neste sentido, abrange desde a capacidade de realizarem tarefas sozinhas e descobrir métodos ideais para fazer diferentes atividades, quanto para a futura socialização, já que o aprendizado pode ser adquirido através da observação de outros grupos ou com outras crianças.
Confira mais dicas de maternidade aqui no Mulher e Gestação ou acompanhando nossas redes sociais!
Fonte:
Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Consulta em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/yWnWXkHcwfjcngKVp6rLnwQ/
Os benefícios do brincar para o desenvolvimento intelectual da criança. Consulta em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4246/1/KJS26032014.pdf
Comente